25 de junho de 2025

ESCRITA DE TEMÁTICAS NEGRAS: HISTÓRIA , PSIQUISMO E PÓS-ABOLIÇÃO (artigo acadêmico)

 

Artigo Científico Escrita de temáticas negras

Escrita de temáticas negras

RESUMO
Sendo o racismo basicamente uma superestrutura composta de estruturas de privilégio e inclusão, prejuízo e exclusão, por conta de diferenças étnico-raciais, onde as relações de poder são estabelecidas pelos grupos hegemônicos de cada sociedade, e em especial pelos grupos sociais envolventes e não raro originalmente exógenos a um território ocupado. Não escaparia de conflitos e resistências a escrita científica de temáticas de interesse dos grupos minoritários, a partir das visões dos próprios minoritários. Esse é um dos efeitos observáveis da mobilidade social negra, o relativamente recente e acentuado maior acesso da população negra brasileira à universidade, principalmente no caso da pós-graduação com o acesso à pesquisa e escrita científica de maior complexidade. O presente texto problematiza a questão de modo interdisciplinar a partir de diversos aportes teóricos de negros intelectuais e de não negros mais afinados com o novo psiquismo por trás dessa produção temática com ênfase na escrita científica para as ciências humanas, foco em História e a tendência crescente entre pesquisadores negros e negras em optar preferencialmente por temas do pós-abolição.

Palavras-chave: psiquismo, temáticas negras, escrita, história, pós-abolição

A academia também sendo um espaço de poder, poder esse estabelecido e mantido a
partir de premissas, métodos e linhas de interesse e conduta definidos em afinação com os interesses hegemônicos, as dificuldades para se tocar em temas de interesse dos grupos minoritários e a partir de suas perspectivas peculiares são uma realidade, situação observada e expressa por muitos intelectuais e pesquisadores de tais grupos e alguns de fora. O presente trabalho consolida sucintamente o pensamento de alguns desses. Iniciamos trazendo uma reflexão sobre o papel do pesquisador, no caso o historiador:

Escrita de temáticas negras. É um texto que apresentei no Simpósio Nacional de História da Anpuh em 2017 em Brasília e mantém muita atualidade, visto que muitas e muitos historiadores sobretudo brancos, não apenas insistem em ignorar os temas de emancipações e pós-abolição, como sendo orientadores, tentam forçar orientandos para temática de escravidão.

Download integral em:

https://drive.google.com/file/d/1EuhUgVEDPXNTCCtj6-BkCZJ3su3sruWH/view?usp=drivesdk

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *