Referências, citações ?, pare de sofrer !!!
Se você é estudante universitário de graduação ou pós-graduação, alguém que gosta ou precisa escrever fazendo citações e referências pelas normas da ABNT, mas ainda se enrola com a notação, ou tem problemas para gerenciar, guardar organizadamente e reaproveitar suas referências, PARE DE SOFRER !!!, seus problemas acabaram ! ;), pois existem ferramentas ONLINE que tornam essa tarefa muito, mas muito simples…; assim que você dá de cara com o livro, artigo, revista, tese, dissertação, site, material multimídia ou qualquer coisa que necessite referenciar, basta acessar o site, escolher o tipo de publicação a referenciar, entrar com os dados que possui sobre a publicação em um formulário web, clicar em um botão e…, prontinho, lá vem a referência toda nos conformes, ai é só copiar e colar onde precisa… . (dica, coloque o endereço do site na barra de favoritos do seu navegador e deixe a senha salva, assim se você é como eu, do tipo que usa muito material disponibilizado ONLINE, ou mesmo costuma ler em meio físico e vai anotando partes da leitura, fica fácil, recolher e guardar o que for interessante para uso posterior)
O sistema ainda permite que você mantenha todas as suas referências salvas nos servidores do serviço, podendo ser facilmente acessadas de qualquer lugar com acesso web, outro ponto é a possibilidade de criar e utilizar “coleções”, ou seja, definir uma categoria ou grupo relacionado a um determinado trabalho ou parte dele e vincular a referência à essa coleção, ex. Trabalho X, Cap I- Tópico 3, na hora de procurar as referências que você “garimpou” para inserir mais tarde no trabalho, reorganizar ou reutilizar alguma referência em outro trabalho, está lá tudo organizadinho e fácil de localizar.
Testei dois sistemas e fiquei tão satisfeito com o segundo que nem procurei outros, sugiro o MORE – Mecanismo Online para Referências, da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, em http://www.more.ufsc.br/ , dá para usar no modo anônimo, mas se fizer um cadastro de usuário (rápido e simplificado) e logar antes de gerar novas referências é possível salvar e recuperar as mesmas conforme dito.
A operação não poderia ser mais simples e intuitiva…
1 – Crie as coleções de acordo com sua necessidade (coloque nomes curtos e sugestivos, fáceis de identificar o conteúdo e onde ele entra na estrutura do seu trabalho) ex. Monografia, Cap I- Top. Modos de produção
2- Escolha o tipo de publicação a qual deseja referenciar
3- Preencha o formulário com as informações solicitadas e clique em gerar ou atualizar ao final
4- Pronto, copie (Ctrl + C ) e cole a referência no texto que estiver escrevendo, é possível também editar uma referência já salva nas suas coleções, ou depois de colar no texto, alterar a fim de compatibilizar com algum “dialeto” específico da sua instituição…
Mais fácil que isso está difícil… 😉
Então agora não tem desculpas, é botar para referenciar (certo 😉 )…