6 de dezembro de 2021

 

Não bastasse, o já tradicional , desconhecimento, preconceito e discriminação infundados que pairam sobre os tecnólogos há décadas. Agora mais essa. Afinal qual é a data ? Os cursos de Tecnologia (que não são cursos técnicos, mas sim cursos superiores verticalizadod) existem no Brasil desde os anos 60, e sempre suscitaram dúvidas e muitas injustiças.

Tecnólogos existem nas mais diversas áreas, e assim como bacharéis e licenciados são graduados plenos. A diferença é que enquanto os primeiros tem formação horizontalizada, ou seja, muitas disciplinas mas com menor profundidade, os tecnólogos não tem tantas disciplinas, mas as tem de forma verticalizada, ou seja, mais aprofundada e focada em determinadas especialidades de uma área. Por esse motivo os cursos podem ser concluídos em menor tempo (2 ou 3 anos) já que são cursos direcionados muito ao mercado de trabalho prático, são muitas as responsabilidades e atuações que podem assumir.

A categoria tem ainda uma outra curiosidade, ela tem uma lei reconhecimento profissional geral, conquistado apenas em 2007, que serve para todas as áreas garantindo o registro profissional, mas ao mesmo tempo se insere também nos registros das áreas profissionais específicas e  regulamentadas, caso da Engenharia, Saúde, Administração, etc… .

O motivo das duas datas ainda não consegui descobrir ao certo, mas notei que a área de Engenharia é a que principalmente divulga a segunda data, a de novembro….

De qualquer forma, e em tempo. Parabéns à tod@s Tecnólog@s, de novo…

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *