25 de novembro de 2021

Enquanto Historiador concordo que o desconhecimento de História, de fato é um complicador da boa cidadania. Porém pelo mesmo motivo lembro que a História é uma ciência que atualiza a sua produção e a reescreve constantemente a partir das novas pesquisas, descobertas e contextos… .

As ideias de independência, abolição e República que nos foram enfiadas goela abaixo no período anterior e na ditadura, é defasada e cheia de “patriotadas” que hoje não se sustentam… .

Ser patriota não é vestir verde e amarelo (sem saber a verdade sobre as cores) nem “se ufanar” de ser brasileiro, ao mesmo tempo que entrega o país ao vilipêndio com um voto equivocado em quem literalmente vai “ferrar com o povo” e imagem do país.

É preciso evoluir de forma crítica e saber que os passados tem “usos práticos” nos presentes, e nem sempre bons.

A EMC (Educação Moral e Cívica) da nossa infância e juventude (que nasceu ou cresceu sob a a ditadura) era um projeto de doutrinação alienante, para formar gerações de “patriotas” que amam os símbolos e a História enviesada, mas não sabem escolher o verdadeiramente melhor para o seu país, e o resultado está aí à vista…

Nunca foi tão válida a expressão “ferrados de verde e amarelo”, pense nisso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *