6 de dezembro de 2021

temaredacaoenem2016

Seguindo a tendência do ENEM em tratar de assuntos “quentes” da atualidade, em especial os que envolvem questões de preconceito e discriminação e necessidade de ações afirmativas (combate efetivo e equalização), o tema de 2016 foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

De certo em tempos de ódio e retrocessos conservadores, foi um assunto que por mais esperado que fosse, deve ter sido desprezado por muita gente, principalmente por quem faz parte de grupos onde essa intolerância é viscejante… , ou que se afinem com os discursos de negação e tergevisação do racismo, intolerância religiosa, machismo, homofobia e outras pautas discriminatórias.

A vantagem dessa abordagem é chamar a atenção para questões importantes, que por motivos de preconceito pessoal e/ou coletivo são evitadas pelos jovens e nem tão jovens candidatos ao acesso universitário. Ou se estuda e se abandona o discurso deturpado e preconceituoso, ou mantém e se dá mal…  . Nada impede que o candidato “finja” uma abordagem “politicamente correta” ou discorra bem sobre o tema, mantendo o pensamento e atitude negativa, mas ao menos não por falta de acesso à informações sérias e argumentos validados.

 

0 thoughts on “Redação do ENEM 2016 trata de Intolerância religiosa

  1. Olá Juarez, agradeço pela dica da instalação do Netflix na tv analogica, mas a meu notebook é um Acer não muito antigo e o cabo do HDMI é o do tipo retangular e a tv não tem esse tipo de entrada de entrada, só tem entradas RCA. Vc. ter alguma dica de como isso pode ser resolvido? Agradeço pela informação, um abraço

    Diogenes Avesani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *