21 de janeiro de 2025

endogamia-brasil

Desmistificando a ideia de que o Brasil é um país miscigenado (ao invés de multirracial e miscigenado) e que tende a ficar cada vez mais miscigenado e correndo o risco de “desaparecimento” de qualquer um de seus grupos étnico-raciais por conta da miscigenação (aliás malogrando a teoria defendida pelos racistas científicos na década de 20 do século passado, de que por meio das sucessivas miscigenações o elemento negro desapareceria visualmente do país antes da virada do século, se tornando o país de aparência branca).

Observem no gráfico acima, que homens pretos unidos com pretas são 50,3% e com pardas outros 22,9%, ou seja, 73,3 % dos pretos estão com mulheres Negras (pretas ou pardas), apenas 25,5% estão com brancas, no caso dos pardos é semelhante, ao final permanecem em 74,9% unidos a negras (pretas e pardas) e similarmente 24,4% com brancas,  quando visualizados os brancos não é muito diferente, 73,7% são endogâmicos mas 26,6 (até um pouquinho mais que os negros)  não o são…, porém mesmo ai percebe-se uma proporção equilibrada de coisa de 2/3 de endogâmicos tanto em brancos quanto negros (lembrando novamente Negros=pretos+pardos).

Já os indígenas por incrível que pareça são um pouco menos endogâmicos que brancos e negros, conseguem manter 68,1 % de endogamia,  porém a “supresa maior” está com os “amarelos”, ou melhor, com os asiáticos (que o senso comum imaginava serem os mais endogâmicos, mas é justamente ao contrário) que mantém-se apenas 38,8% endogâmicos e proporcionalmente só não se unem a negras mais que os próprios homens negros, no quesito “desencalhe” para as negras em geral são bem mais promissores que brancos e de indígenas.

Conclusão, destruídos vários argumentos falaciosos de uma vez só, a saber :

1- O de que “negros preferem as brancas”

2- Que brancos “não casam com negras”

3- Que asiático-brasileiros são extremamente endogâmicos

4- Que índios pela etnicidade tendem a se “preservar” mais com a endogamia.

Ah ! e obviamente que nenhum, absolutamente nenhum outro homem se une mais à mulher preta que o próprio homem preto, portanto cobrem a “solução” da “solidão da mulher negra” também dos outros grupos masculinos e das próprias mulheres que apostam na fórmula “endogamia ou celibato”, as estatísticas comprovam que é possível ser feliz  no amor para além da cor… .

Tem mais um detalhe… esses dados são de Uniões estáveis/CASAMENTOS…,  é preciso visualizar que não reflete necessariamente todos tipos de relacionamentos…

Não deixem de seguir o link para  matéria jornalística sobre o assunto:

http://exame2.com.br/mobile/brasil/noticias/brasileiros-preferem-casar-dentro-da-propria-etnia

Sobre o autor

0 thoughts on “Endogamia é majoritária no Brasil

  1. Eu fiquei com algumas dúvidas, você coloca a mulher preta+parda na contabilização da endogamia preta, entretanto, faz uma distinção do homem preto e do pardo, honestamente eu gostaria de saber se os pardos pertencem ou não ao grupo dos pretos? Se pertencem, por que não contabilizar homens pretos+pardos ao invés de separá-los? Se eles não podem ser contados juntos, então a endogamia masculina preta não pode ser considerada em somatória como está no texto.

    Grato se puder me esclarecer essas dúvidas.

    1. Grato Jorge. Note que preto é cor…, pretos+pardos= negros, ou seja, a tabela do IBGE é feita por cor, não agrupamento (negro), mas o discurso principalmente das ativistas fala em “negros e negras”, que é diferente de “pretos e pretas”, logo é preciso somar. Outro ponto é que na verdade a dita “solidão da mulher negra” está mais para da mulher preta, já que as pardas (ou “mulatas” como se dizia antes do políticamente correto) tem muito menos dificuldades nesse sentido. Mostrar que as mulheres pretas tem nos homens pretos a maioria dos parceiros e outra boa parte de pardos (que somam no grupo negro), assim como homens pretos e pardos com pardas (ou seja, tod@s negros) acaba com a falácia de que negros não querem negras. Esse tipo de problemas no entendimento é devido ao equívoco de achar que preti e negro são sinônimos e pior querer chamar todo negro de preto… não são. Pretos são só os que parecem africanos “sem miscigenação”, os outros são pardos, juntos formam a população NEGRA. ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *