Projeto “Universidade Rural” a distância do Amazonas, efetivando-se.
A UEA – Universidade do Amazonas, em parceria com a SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), inicia em 2014 a oferta de cursos de graduação a distância, para comunidades ribeirinhas/rurais do interior do estado, aproveitando a estrutura do Centro de Mídias da SEDUC já utilizada em cursos de ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da metodologia de ensino mediado por tecnologia (ou EAD – Educação a Distância, como é genericamente conhecido).
A atual estrutura do centro de mídias, já consegue atingir cerca de 2.500 comunidades rurais do Amazonas e deve atingir 3.000 em 2014.
Os cursos a serem oferecidos estão estreitamente relacionados com as “vocações” e eixos econômicos das regiões a se atingir, psicultura/pesca, agrotecnologia e outros relacionados ao desenvolvimento auto-sustentável.
A proposta do projeto é de autoria do Deputado Tony Medeiros (PSL), feita em 2012 e agora muito próxima de se efetivar.
Mais uma “bola dentro” do nosso estimado artista e político parintinense…
BlogdoJuarez
Boa noticia.a UEA vem inovando. mas é interessante lembrar que já houve outras formações mediadas por tecnologia para atender ao interior o PROFORMAR, infelizmente foi um projeto com prazos para inicio e término, acredito que a experiência já exista, falta a mudança no formato, para que o atendimento seja para egressos do ensino médio que tenham aprovação em concurso.
Sim, a diferença é que o PROFORMAR atingia as sedes dos municípios (e nem todos… em geral só pólos subregionais), esse chega as comunidades menores, grande avanço.