2 de dezembro de 2021

Finalmente ! Root fácil no seu Android “Ching Ling” (Chinês)


android-chines-rooted

Vou assumir que se você chegou a este post através de uma máquina de busca web, é porque tem um Android chinês,  já sabe o que é ROOT e porque  precisa “desesperadamente” dele, logo vou pular essa parte… 🙂 .

Umas das características para ser um  Analista de Sistemas (e eu sou…) são a paciência e a persistência. Depois de gastar horas e horas em várias tardes e noites, buscando na web por uma solução para conseguir o acesso Root no meu NOTE II “Ching Ling” modelo e1108_v73_jbl1a535mt9p017 (veja o meu “review” do aparelho), agora há pouco em mais uma “patrulha de busca” pela web, “dei de cara” com a solução logo na 1ª rodada de pesquisa, uma inexplicável “inspiração divina” me fez usar as palavras-chave “root no chinês” (que por incrível que pareça eu ainda não tinha usado :-), tinha tentado pelo código do aparelho, codinome do modelo, em inglês, enfim…), Lei do Analista : “Não deu certo, vai dar uma volta, toma um cafézinho e tenta outra hora/dia que a solução aparece ‘do nada’ “ .

Um detalhe importante, a maioria dos aparelhos chineses apesar de colocarem nas caixas e mesmo nas configurações que o Android é 4.0.x , na realidade possuem é um Android  2.3.6 “maquiado” com pinta de 4.0,  a presente solução de root utiliza um release/versão do utilitário Super One Click específica para a versão 2.3.x  (que equipa quase todos os Androids “Ching Lings”), portanto tente mesmo que o seu Android não seja exatamente o mesmo modelo e  “jure de pé junto” que é  um 4.0.x … 🙂 , na pior das hipóteses não vai ter seu aparelho rooteado.

A solução é tão fácil de usar que não levou 7 minutos para eu conseguir o Root, no final eu dou o link e os créditos de onde encontrei, mas vou fazer antes e aqui um passo-a-passo simplificado (pois para mim funcionou assim, um pouco diferente do que está no “post salvador” e também diferente do tutorial em espanhol que o referenciou e vem junto com o “pacote de root”, esse por sua vez já tinha sido adaptado de um um site russo…), e como disse é aplicável a vários modelos, pois bem.

Para fazer o Root você vai precisar do cabo USB do seu aparelho e um PC (o meu está com o Windows 7 Home Premium, o que é recomendado, em tese funciona também com XP e outras versões do Windows, mas ai vai ter que instalar mesmo os drivers USB/Adb que vem no “pacote” que tem que baixar; se for no Win 7 não precisa pois ele já tem os drivers que funcionam para praticamente todos os aparelhos).

1- Pelo PC baixe  aqui  o “pacote” com os drivers e utilitários necessários  e descompacte o arquivo zipado em uma pasta de preferência na sua área de trabalho.

2- No seu aparelho (sem ainda estar plugado via USB), acesse o menu e vá em Configurações> Aplicativos e DESATIVE a caixa de “Depuração USB”, depois pode plugar o aparelho no PC via cabo.

3- Se você está usando Windows 7 pode pular este e ir para o próximo passo senão  é a hora de instalar os drivers que estão na pasta que você descompactou, no PC vá até “Meu computador” e encontre o gerenciador de dispositivos; na lista deve aparecer Android-Phone e embaixo o driver que não funciona (com um ícone amarelo de aviso), clique nele com o botão direito do mouse e na opção ATUALIZAR, indique na caixa de escolha o caminho da pasta que você descompactou na área de trabalho e dentro dela a da subpasta dos drivers, dê OK, se tudo der certo ele vai atualizar os drivers e o sinal amarelo vai sumir.

4- Hora de iniciar o ROOTEAMENTO propriamente dito, procure na pasta com o “pacote” que você descompactou na área de trabalho  e clique no executável do Super One Click (lembrando que essa ai é a unica versão que funciona), o utilitário abre uma janela na tela em que tem um botão escrito  ROOT, ATENÇÃO ! ANTES DE CLICAR NELE…acesse no aparelho o menu e vá em Configurações> Aplicativos e ATIVE a caixa de “Depuração USB”, PRONTO, AGORA SIM pode clicar em ROOT e   aguardar, não mexa no telefone, quando aparecerem perguntas aceite todas (atenção na última que pergunta se você quer fazer uma doação (DONATE) que é opcional…).

Prontinho seu Smartphone está rooteado, no final do processo ele já instalou o APK de superusuário  e fez o teste, mas para conferir basta  instalar pelo Google Play um app que seja exclusivo para usuários ROOT, funcionando tá tudo OK e seja feliz … .

Achei a solução em : http://soappsandroid.blogspot.com.br/2012/03/root-aparelho-chines.html , vale os créditos .

SE QUISER COMENTAR ACESSE UMA NOVA VERSÃO DO POST AQUI, POIS ESTA TRAVOU OS COMENTÁRIOS E VI JEITO DE DESBLOQUEAR 🙂