6 de dezembro de 2021

Android :Instalando direto ou movendo Apps para o cartão SD (e sem root)

apps-no-sd

ATUALIZAÇÃO: Amigos, não trabalho com telefones, nem sou especialista em celulares chineses (já tive alguns mas não uso mais), esse post é resultado de pesquisas pessoais que simplesmente organizei e repassei para ajudar quem passa pelos mesmos problemas e necessidades que passei, portanto, não poderei ajudar mais do que isso que já postei, porém podem comentar e se tiver alguém que possa ajudar de certo a pessoa o fará, mas eu pessoalmente não estarei mais respondendo aos comentários OK?

Um dos problemas que sempre afligiram os felizes proprietários de Smartphones com Android, é o fato de que com tantos aplicativos disponíveis e grátis, encher rapidamente  a memória interna do aparelho ao instalar aplicativos é coisa comum ( fato que se agravou com a profusão de androids mais baratos e com menor memória interna).

Pois bem, a solução para isso é teoricamente simples, utilizar  a abundante memória externa ou cartão SD (que em alguns casos pode chgar a incríveis 32 GB, que para o padrão móvel celular é uma “baita memória”), na teoria é fácil, mas na prática… .

Em geral para tal tenta-se primeiro instalar aplicativos que façam a movimentação fácil de aplicativos da memória interna para o SD e vice-versa (o próprio sistema operacional tem essa possibilidade, acessando Configurações> Aplicativos> Gerenciar aplicativos), o problema é que nem todos os aplicativos podem ser instalados no SD e dá um trabalhinho ficar movendo aplicações, sem contar que como o google play instala automaticamente na memória interna, com ela cheia nem sempre há espaço para instalar o aplicativo e depois transferir, sendo assim seria bem melhor que a instalação fosse feita diretamente no cartão SD.

Para fazer este tipo de hackeamento no aparelho, normalmente é preciso que ele esteja “rooteado” (liberado para utilização do superusuário, como se fosse um administrador em um PC), processo nem sempre fácil para leigos e principalmente se o seu aparelho é de algum obscuro fabricante chinês…, logo, melhor seria uma solução que permitisse mudar o local padrão de instalação mas sem o root…, e eis aqui a “mágica” 🙂 :

1º Tem que baixar e instalar no seu PC o software de desenvolvimento utilizado por programadores da Apps Android,  o SDK (se seu PC roda Windows de 32 bits (XP ou WIN 7 home basic) é este aqui, se roda 64 bits (WIN 7 premium) é este  aqui), depois que baixar e descompactar rode o instalador e deixe ele fazer a atualização.

2º Com o SDK instalado e atualizado, conecte o seu Smartphone ao PC via USB, (não ative o modo de armazenamento/ uso do cartão SD), ah ! e não se esqueça de mudar o modo Depuração USB (Configurações>Aplicativos>Desenvolvimento>Depuração USB) para ativo, o PC deve reconhecer o seu telefone facilmente pois o SDK vem com os Drivers USB da Google que funcionam praticamente com todos os Androids.

3º Pelo PC vá até a pasta onde o SDK foi instalado ( normalmente “C:\Arquivos de Programas\Android\android-sdk”) então clique com o botão direito do mouse na pasta “platform-tools” ao mesmo tempo que mantém a tecla “Shift” do teclado pressionada (vai aparecer um menu de contexto) clique  então em “Abrir janela de comando aqui” .

4º Neste ponto você vai estar de frente com uma tela preta para comandos digitados em linha (como no DOS e no Linux), não se assuste pois a coisa é simples, apenas digite adb.exe e depois tecle enter,  aguarde até o prompt de comando aparecer novamente e ai digite adb shell  e tecle enter novamente,  se tudo estiver ok vai aparecer um prompt diferente com o símbolo $, vamos para o comando final , digite :

pm setInstallLocation 2 (atenção para o maiúsculas e minúsculas, tem que ser exatamente como está na instrução) e tecle enter,  abaixo o look de como deve aparecer:

android-adbshell

Prontinho, seu Smart, já está configurado para instalar direto no cartão SD,desligue o aparelho da USB, para testar, vá ao Google Play e baixe um aplicativo qualquer, depois vá em Configurações> Aplicativos> Gerenciar aplicativos e veja se ele está constando como instalado no SD… .

* Tutorial adaptado e simplificado de outros existentes ai pela web

109 thoughts on “Android :Instalando direto ou movendo Apps para o cartão SD (e sem root)

  1. Desculpe, mas estou tentando realizar o procedimento… e meu pc não reconhece o celular… o meu cel é um daquele ching ling… mas com compatibilidade no galasy note II.
    Será que vc pode me ajudar…
    tb não tem instalador no pacote que eu baixei, já vem com o executavel… e só!
    Aguardo resposta
    Obrigado

      1. meuu kamaradaa ta aparecendo bem um erro fiz o procedimento correto ta aparecendo assim error :unknown comand setInstallLocation’

  2. Aqui ta aparecendo: adb.exe não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Aparece isso logo que digito o primeiro comando.

  3. mano depois q eu digito adb shell nao fica conforme a imagem mostra mas eu digitei la pm setInstallLocation 2 e apareceu o seguinte:

    the setinstalllocation command changes the default install location
    0 [auto]: let system decide the best location
    1 [internal] install on internal device storage
    2 [external] install on external media
    shell@android:/ $
    o que eu faço só fica nissoe se eu digitar pm setInstallLocation 2 denovo aparece a mesma coisa me ajuda?

    1. Fiz assim:- Duplo clic em SDK MANAGER, abre a tela para escolher as ferramentas para instalação, escolhi: SDK PLATAFORM TOOLS, > Extras>
      Android Support Library, Google USB Driver, aceitar e instalar. ficou xique aqui.

    1. Fiz assim:- Duplo clic em SDK MANAGER, abre a tela para escolher as ferramentas para instalação, escolhi: SDK PLATAFORM TOOLS, > Extras>
      Android Support Library, Google USB Driver, aceitar e instalar. ficou xique aqui.

  4. Me ajudem
    Fiz o processo completo, apareceu até o $ apos pm setInstallLocation 2 mas ainda não consigo mover para o SD

    1. Esse procedimento só muda o local padrão de instalação para o SD, para mover já existentes tem que usar um apk que faça isso, como o app2sd, além disso há apks que não podem ser instaladas nem movidas para o SD…

  5. tentei fazer o procedimento, mas não obtive êxito. Quando executo o comando “adb shell”, aparece a msg: “error: device not found”. Ajuda, por favor

  6. Galera,
    O meu é um é um Motorola XT305 com um SD de 8 Gb formatado em FAT32, ext2 e swap. Fiz todo o procedimento descrito no blog e deu tudo certinho. Daí tentei instalar um joguinho e de novo veio a mensagem de falta de memoria. O que deu errado e como resolvo?
    Carol

  7. bem agora deu certo porem deu outro problema: depois q aparece o daemon not running etc… não aparece o $ aparece assim shell@android / $ ai eu digito la pm set install etc… e aparece aquela mesma coisa de novo

    the setinstalllocation command changes the default install Location
    0 [auto]: let system decide the best location
    1 [internal] install on internal device storage
    2 [external] install on external media

    me ajuda??

  8. Olá, fiz a instalação e as atualizaçoes com pede fui instalando os “packages” mas quando dou o clic com o shift em “platform-tools” não abre a janela. Também ele não instalou no local “C:\Arquivos de Programas\Android\android-sdk”, será que instalei errado? ja fiz o procedimento 2 vezes e nada, meu win é o 7 32 bits.

  9. Bom dia
    Quando está instalando o anroid sdk aparace esse erro “Stopping ADB server failed (code -1).”
    o que eu devo fazer.

  10. baixei o aplicativo descompactei, mas como faco para iniciar ele a pasta só tem avd manager e sdk manager, e outras coisas kd o estalador, e depois da esta mensagem quando digito Aqui ta aparecendo: adb.exe não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes. Aparece isso logo que digito o primeiro comando.

    o que estou fazendo de errado

  11. Boa noite amigo, eu parei exatamente na parte no 3, na pasta do programa não apareceu a pasta “plataform-tools” e sim duas pastar separadas com esses mesmos nomes, a partir disso ai não consigo mais fazer mais nada… o que faço???

  12. Caros amigos pr quem nao ta consseguindo vo dar uma dica.: o computador tem q reconhecer o celular por completo ou seja precisa dos drivers intalado no PC .. entre no site do fabricante e instake os drives no PC .. e depois fassao os procedimentos descritos respeitando cada detale e vcs vao consseguir!

    1. Com certeza Beatriz os softwares de movimentação para o SD são bem mais práticos…, porém o problema é que todos que eu conheço só funcionam para aparelhos rooteados (o que é exige um processo ainda mais complicado que o de estabelecer o SD como memória default para instalação), eu uso os dois métodos no meu aparelho já rooteado.

      1. Juarez, o seu foi o melhor até agora .. Porém ainda assim não funcionou, toda vez carrega (ai aparece daemont started sucessful) ai passa um pouquinho e dá, erro: device not found.

      1. Fiz no celular da minha irmã, com Android 2.3 e deu tudo certo ontem. Já hoje, tentei fazer o procedimento no meu Motorola XT918 (Android 4.1.2), já não foi possível. Aparentemente os comandos são executados normalmente, mas quando tentei baixar um app, instalou na memória interna. Caso saiba de alguma novidade, me dá uma luz! Abraço.

  13. Não estou conseguindo conectar o meu samsung s duos no meu PC pois conecta O modo de depuração… estou precisando de uma ajuda!!!!

  14. Eu acho que consegui, mas ele só identificou o cell quando selecionei a ultima opção ao conecta-lo ao pc, e também confundi o I com l kkk, mas fora isso tudo certo. Muito Obrigado.

  15. Procedimento executado conforme tutorial, funcionou sem erros. Todos novos aplicativos instalados já estão indo diretamente para SD e os que tinha instalado na memoria interna habilitaram a possibilidade de passar para o SD.

    Samsung Galaxy ACE

  16. A ferramenta adb mudou-se para a plataforma-tools /

    Se você não ver este diretório em seu SDK,
    lançar o SDK e AVD Manager (executar a ferramenta android)
    e instalar o “Android SDK Platform-tools”

    Por favor, atualize sua variável de ambiente PATH para
    incluem a plataforma tools / diretório, para que você possa
    executar adb a partir de qualquer localização.

  17. depois de fazer o processo aparece a msg ” espaço de armazenamento insuficiente” meu sd é de 16gb… qd desfaço baixa app normalmente… porque?

  18. Mano no meu deu tudo quanto foi erro. eu tenho um CCE SK 351
    Sistema Android 4.0.4

    mais tem um problema esse celular não tem drivers específicos
    o meu deu esse erro

    C:\Program Files\Android\android-sdk\sdk\platform-tools>adb devices
    * daemon not running. starting it now on port 5037 *
    * daemon started successfully *
    List of devices attached
    SK351 device

    C:\Program Files\Android\android-sdk\sdk\platform-tools>adb.exe shell
    shell@android:/ $ adb shell pm set-install-location 2
    adb shell pm set-install-location 2
    * daemon not running. starting it now on port 5038 *
    * daemon started successfully *
    error: device not found
    255|shell@android:/ $

    e me desceram que nao tem nada aver com os drives

    Preciso de ajuda e rapido 🙁

  19. Estou tentando há horas e sempre dá o mesmo erro ao executar adb shell: ”device not found”, no W7 e com driver instalado com êxito, dispositivo GT7562 perfeitamente visivel em Meu Computador. Alguém saberia me dizer o quê está faltando

  20. Tive dificuldades na instalação do SDK não aparecia a pasta platform-tools porem com o programa aberto tem a opção pela instalação da pasta (uma observação só pode ser instalado um item de cada vez no programa SDK) apos a instalação procedimento realizado no DOS com sucesso ……… mas tive um problema no meu XT305 motorola não instala direto no cartão porem me abriu a opção de transferir para o cartão coisa q não acontecia antes , mas quando transfiro para o cartão o aplicativo fika inutilizado e não volta para a memoria do telefone meu aparelho não esta rootado , e tem um outro problema o drive da motorola não reconhece meu aparelho no PC !!!!!!! Alguma sugestão ou solução ???
    Grato , muito bom topico.

  21. Bom dia camaradas,tudo bem ?

    olha é o seguinte tenho um LG P698F, FIZ TUDO COMO DESCRITO E TUDO IA BEM ATÉ QUE FUI COLOCAR ” adb shell ” infelizmente aparece arquivo não encontrado.
    OBS: já instalei o ” google usb drive” dentro do Programa sdk e já tentei trocar de porta usb,mas nada mudou.
    Se alguem tiver uma ideia do que estou errando por gentileza entre em contato.
    e-mail- marcioflamengo01@hotmail.com ,obrigado pela atenção fiquem todos com Deus.

    ATT: márcio moreira

  22. Pessoal, Olá! alguem pode me ajudar por favor
    Apos colocar o ultimo comando, aparece a seguinte mensagem;
    [FXN.ASD]Error: App2Sd is not supported in this device. Drop change the request.
    Sabem como resolvo isto ?
    Obrigado
    Att
    Thiago

    1. Não resolve, seu aparelho não é compatível com o aplicativo…, aliás o aplicativo é para aparelhos rooteados… se o seu não é primeiro tem que “ganhar” o root dele… procure no blog “root fácil no seu android”

  23. fui fazer tudo certinho apareceu adb.exe não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.

  24. Tenho um LG P698f, rooteado…instalei o adb e fiz todos os procedimentos. até instalei no pc os drivers do aparelho. quando digito adb shell aparece o seguinte: error: device no found.
    Alguém pode me ajudar?

  25. olá,na pasta do android sdk nao tem escrito “plataform tools” junto,tem escrito,plataform apenas e abaixo tools, e quando eu digito “adb .exe etc diz que nao foi reconhecido como um comando internoouexterno e diz issopara os outros tb,o que sera que deu errado?

  26. Galera, sei que o post é velho, mas só tentei fazer isso agora… fiz tudo certinho se eu der um get-install-location aprece o 2…
    Só que os aplicativos ainda vão pra memória interna e não aparece a opção mover para SD. Meu Android é 4.0.4

    1. Usa o aplicativo para android emulator terminal, digita nele esses comandos :
      $ su
      # pm set-install-location 2
      pronto! esta resolvido!

      1. estou com o mesmo problema tentei pelo prompt, acusou que o procedimento foi feito corretamente porém não mudou o local de instalação, tentei pelo emulado de terminal, fiz o procedimento (digitei “su”, dei enter, digitei “pm set-install-location 2″ dei enter) mas nada mudou ainda, LG E400f-V10a rootado com android 4.0.4 cyanogen

  27. AMIGO PORQUE EM OUTROS TUTORIAS ALGUNS DIZEM PARA BAIXAR ALEM DESTE ANDROID SDK TEM QUE BAIXAR OUTRO PROGRAMA ACHO QUE UM TAL DE JAVA RUTINE E NESTE SEU NÃO PRECISA ? OU PRECISA ?

  28. Boa Tarde Juarez,
    Fiz o procedimento no meu Android 4.4.2 e aparentemente tudo certo, porém quando observo no android não aparece a opção para enviar os aplicativos para o SD e mesmo desinstalando e instalando novamente, não vai para o SD.
    O Aparelho é um Motorola Razr D3 XT920, alguém conseguiu realizar neste aparelho?
    O aparelho necessita estar roteado?
    Um abraço e parabéns belo tutorial, muito claro!

      1. Entendi, eu preciso usar o GPS no SD devido o tamanho dos mapas, pior que o App funciona em SD pq amigos meus com Samsung os tem no SD e moveram pela opção que não tem no meu aparelho!! Será que rootear e usar app vai resolver?? Indica algum??

  29. “pm trim-caches: trim cache files to reach the given free space
    pm create-user: create a new user with the given USER_NAME, printing the new user identifier of the user.
    pm remove-user: remove the user with the given USER_IDENTIFIER, deleting all data associated with that user.”

    quando dei o comando pm setInstallLocation 2 saiu essa resposta.

  30. Para desfazer basta instalar o emulador de terminal e digitar o comando abaixo, 0 significa automático, 1 interno, 2 externo.

    pm set-install-location 0

    Comando para versão Android abaixo de 4.0

    pm setInstallLocation 0

  31. Depois que fiz esses procedimentos qdo vou intalar um app da “Espaço para Armazenamento Insuficiente” ai volto com o código zero e os apps voltam a instalr sem mensagem. O que tenho que fazer ?? O aparelho um tablet samsumg galaxy tab 2 android

  32. fiz tudo direitinho, mas não criou a pasta “platform-tools” e sim as pastas “platforms” e “tools”. portanto quando eu digito no cmd…. “adb.exe” aparece a msg: adb.exe não reconhecido como comando interno!

    o que faço? ou o que será que fiz de errado?

  33. Meu SD é 2GB e tenho só 700mb livres… ele move somente os apps da play store ou move os pré-istalados pelo sistema operacional, se for o caso já é certeza que vai dar memoria insuficiente

  34. Não consigo acessar a confirmação de leitura em word só uso para leitura si for para dar uma nota de desempenho e economia de energia minha nota daria uma bela discussão este tabet e fico

  35. Alguém me ajuda estou com um j2 q não faz root e n tenho PC o essa budega n tem espaço interno oq eu faço tirando trocar de aparelho ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *