Para quem ainda não entendeu a polêmica em torno de MONTEIRO LOBATO
Muita gente ainda não entendeu a polêmica em torno da retirada de determinadas obras do escritor Monteiro Lobato (voltadas para o público infantil) do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), programa do MEC que compra livros com dinheiro público e fornece para as escolas.
São duas as principais questões :
1- A maioria dos brasileiros não-negros tem grande dificuldade para entender e enxergar o que de fato é o racismo, pensam inclusive que não são racistas pois entendem que racismo é apenas aquele violento, intolerante e no qual se assume abertamente o antagonismo com relação aos não-brancos; confundem tolerância, cordialidade e co-existência social não oficialmente segregada com “não-racismo”, ou seja, não admitem como racismo as outras formas sorrateiras e dissimuladas de inferiorização estética/ cultural e embarreiramento sócio-econômico dos não brancos. Vide : “(a) discriminação e preconceito raciais não são mantidos intactos após a abolição mas, pelo contrário, adquirem novos significados e funções dentro das novas estruturas e (b) as práticas racistas do grupo dominante branco que perpetuam a subordinação dos negros não são meros arcaísmos do passado, mas estão funcionalmente relacionadas aos benefícios materiais e simbólicos que o grupo branco obtém da desqualificação competitiva dos não brancos.” (Hasenbalg, 1979, p. 85) .
2- A quase totalidade das pessoas não sabe quem foi de fato Monteiro Lobato
a) Lobato era um racista assumido, EUGENISTA (de carteirinha), membro da Sociedade Paulista de Eugenia, no seu livro “A Barca de Gleyre” (uma coletânea de cartas trocadas em especial com seu amigo Godofredo Rangel, mas também outros como o “pai da eugenia brasileira” o médico Roberto Khell) Lobato fala “barbaridades” com relação a pretos e miscigenados, em um outro livro seu “O presidente negro ou O Choque das raças” , Lobato “sugere” que os negros norte-americanos fossem todos esterilizados com um produto embutido secretamente em um creme de alisamento de cabelos…, o livro não foi aceito para publicação nos EUA, Lobato escreve ao amigo Rangel e diz : “Meu romance não encontra editor. […]. Acham-no ofensivo à dignidade americana, visto admitir que depois de tantos séculos de progresso moral possa este povo, coletivamente, cometer a sangue frio o belo crime que sugeri. Errei vindo cá tão verde. Devia ter vindo no tempo em que eles linchavam os negros.”, posteriormente o próprio Lobato o publicou no Brasil.
b) Lobato tinha plena consciência de que a sua obra era um excelente veículo para propagar os ideias da causa eugenista e assim o fez inserindo “discretamente” em sua obra, inclusive reconhece isso em carta à seu amigo Godofredo Rangel, Lobato confessou que sabia que a escrita “é um processo indireto de fazer eugenia, e os processos indiretos, no Brasil, ‘work’ muito mais eficientemente” (palavras dele).
c) Lobato inseriu em sua obra, referências que perpetuam a formação de uma mentalidade racista inconsciente (principalmente nas crianças que ainda não tem senso crítico) ao mesmo tempo que constrange crianças negras e as ferem em sua auto-estima;
Não se trata de patrulhamento ideológico, exagero militante do “politicamente correto” ou “ver pêlo em ovo”, muito menos querer “censurar” Lobato, nem de “queimar seus livros”, mas simplesmente de não deixar que os ideais eugenistas de um Lobato dos anos 30 do século passado, permaneçam LIVREMENTE a influenciar e naturalizar nas crianças do século XXI (teoricamente anti-racista) uma mentalidade racista geralmente inconsciente mas que se manifesta até nos adultos mais insuspeitos e inesperados ( vide o caso da Antropóloga professora de religiosidade afro, que xingou de macacos um segurança e um estudante da universidade paraense em que dá aulas), por LIVREMENTE entenda-se sem a devida contextualização por meio de notas no livros e sem professores capacitados para neutralizar a parte nociva nas obras de Monteiro Lobato.
Enquanto não ocorre essa capacidade de contextualizar e neutralizar os malefícios embutidos nos livros, é conveniente que os mesmos deixem de ser distribuídos para as escolas, principalmente por serem pagos com dinheiro público, o estado brasileiro através do ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL já reconheceu o racismo brasileiro em suas mais diversas formas e situações, se comprometendo a não estimular práticas racistas e corrigir as desigualdades e distorções advindas dele, não pode portanto, continuar a permitir livremente a utilização oficial e ainda por cima pagar por obras que contrariem essas premissas.
Para quem de fato quiser saber fatos e dados que embasam a questão é só ler o excelente artigo (vão ficar chocados…) :
CARTA ABERTA AO ZIRALDO por Ana Maria Gonçalves: http://www.idelberavelar.com/archives/2011/02/carta_aberta_ao_ziraldo_por_ana_maria_goncalves.php
Eu sou mesmo muito negro e não vejo motivo para censurar Monteiro Lobato por mais que seu passado não seja ilibado. Esse negócio de que ‘só negros vêem o racismo’ é por si só racista. Muito engraçado um site que tem ‘liberdade de expressão’ no subtítulo seja a favor de um presepada dessas, um censura.
Nerman, primeiro, não se trata de “censurar”, ninguém está pedindo isso, mas a CONTEXTUALIZAÇÃO por meio de notas de rodapé e que os professores que eventualmente utilizem a obra estejam preparados para NEUTRALIZAR a partes que contenham ideias racistas subliminares colocadas intencionalmente por Monteiro Lobato em sua obra. Não sei se leu atentamente o texto, mas se leu coisas do Monteiro Lobato e “não viu nada demais” você é um dos que introjetaram e naturalizaram subliminarmente ideias eugenistas colocadas em seus livros como o próprio Monteiro confessou… ??♂️