26 de novembro de 2021

Filme “Vista a minha pele” ; vale a pena assistir…

Eu tenho esse filme em VHS faz tempo e sempre “me esqueço” de converter para DVD, hoje por coincidência encontrei uma versão online hospedada no myspace, o filme é curto (15 minutos + 11 de extras) e pelo menos para mim carregou extremamente rápido (extremamente mais rápido que videos do youtube).

O curta é nacional e para ser visto com atenção nos detalhes, mostra a “história invertida”, onde os negros são a classe dominante e os brancos foram os escravizados. Os países pobres estão na Europa, enquanto os países ricos são em maioria africanos.
A personagem principal é Maria, uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular com bolsa de estudos pois sua sua mãe é faxineira da escola, Maria é “esnobada” e sofre hostilidades da maior parte dos seus colegas, por sua cor e por sua condição social. Como amiga possui apenas Luana, uma menina negra filha de um diplomata (vivido por Aílton Graça).

O filme é light mas “choca” as pessoas não afeitas à temática e que normalmente preferem ignorar ou minimizar o racismo no Brasil; pois é impossível não “se incomodar” e até ” se revoltar” ao ver cenas “estranhas” em que os “papéis” e detalhes corriqueiros de brancos e negros na sociedade são meramente invertidos; excelente ferramenta para o trabalho e estímulo da discussão sobre a temática do racismo, principalmente com adolescentes.

http://mediaservices.myspace.com/services/media/embed.aspx/m=46707362,t=1,mt=video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *