A Guerra dos Tablets e a Zona Franca
De tempos em tempos a ZFM ( Zona Franca de Manaus ) sofre algum ataque perigoso à sua sobrevivência; dessa vez o pivô é a produção de tablets, o mais recente “gadget dos sonhos” do mercado de tecnologia digital.
O problema é a MP 534 (que dá isenção de PIS-Cofins ) também conhecida como “MP do bem” (exceto para o Amazonas…) e a Lei de Informática (que requer o PPB) a redução do IPI.
Na prática isso complica a situação da ZFM, não apenas pelo prejuizo da perda da vantagem de produção incentivada dos próprios tablets, mas também pela perda dos empregos e da movimentação econômica paralela diretamente relacionados, além do potencial perigo à inviabilização da produção de televisores na ZFM (o que impediria por exemplo, empresas paulistas de criarem e produzirem com incentivos fiscais ” tablets de parede” de 42 ” ??? ), causando um efeito dominó que acabaria com a competitividade e literalmente com toda a ZFM.
As classes política, empresarial e sindical do Amazonas se unem nessas horas de perigo, para a defesa dos interesses amazonenses, o que nós da população obviamente temos que apoiar… .
” O Tablet é nosso !!!”