25 de novembro de 2021

Uma vez escoteiro, sempre escoteiro…

Dia 29 de março faleceu o ex-presidente José Alencar, não é necessário repetir o que muito se falou na imprensa sobre seu caráter , carisma e biografia; mas achei interessante comentar o fato um pouco mais tarde e sob um aspecto ao qual foi dado pouca visibilidade geral.

O fato do ex-presidente ter sido na infância/adolescência um escoteiro (eu assim como meus irmãos da primeira turma, meu pai e meu avô paterno, também estivemos ligados ao escotismo em épocas e graus distintos) , na fraternidade mundial dos escoteiros se diz que “uma vez escoteiro, sempre escoteiro” , ou seja, o fato de não estarmos mais ativos no movimento, não nos retira da fraternidade.

Os valores adquiridos na fase escoteira ficam para toda vida… e é por isso que quando pessoas muito famosas ou não, são reconhecidas por características morais como as de Alencar, não é grande surpresa encontrarmos na base de sua formação o escotismo.

Lembro de um antigo chefe que nos dizia que “dificilmente um escoteiro ‘dá em má coisa’ “.

Alencar, muitas vezes citou sua passagem pelo escotismo e relacionava sua temperança na doença com a 8a. lei do escoteiro (“O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades”) , em sua vida é certo que seguiu também todas as outras leis escoteiras…, tendo sido condecorado recentemente pela UEB.

Alencar , vai com o Grande Chefe Geral , Sempre Alerta !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *