E se fez “a vida”…, será ?
Ontem, explodiu na imprensa "a bomba" , Cientistas no EUA, criaram o primeiro organismo vivo (célula ativa), a partir da combinação de substâncias químicas… .
Na realidade o evento tem um grande impacto e importância mas não é "exatamente" o que a imprensa alardeou (ou pelo menos o que se deu a entender pelas manchetes) .
O que aconteceu não foi " a vida a partir do zero" mas a ATIVAÇÃO de uma "célula oca" criada a partir de manipulação genética e "preenchida" a partir da combinação de substâncias químicas em uma sequência de DNA criada por computador, gerando uma célula que se reproduz, mas que não teve um ancestral direto completamente natural, ou seja, um novo organismo vivo sem precedentes.
De qualquer forma é um avanço científico magnífico e abre a perspectiva para muitas aplicações, como "programar" a criação de novos organismos com características interessantes dos pontos de vista médico, ambiental, social e econômico… .
Resta apenas lembrar que toda tecnologia (o resultado prático da pesquisa científica), pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal… (e isso não é "virtude" nem "culpa" da mesma e sim da índole humana). é exatamente como a utilização das "energias" (que são "amorais"), quem as faz "boas ou más" é a utilização determinada pelas pessoas… .