27 de novembro de 2021

Fotomontagem by blogdojuarez

Racismo ambiental ???, isso existe ? .

Resposta : SIM existe e saiba do que se trata.

Para começar  cito duas definições para o termo :

" [..] 'racismo ambiental' se refere a qualquer política, prática ou diretiva que afete ou prejudique, de formas diferentes, voluntária ou involuntariamente, a pessoas, grupos ou comunidades por motivos de raça ou cor. Esta idéia se associa com políticas públicas e práticas industriais encaminhadas a favorecer as empresas impondo altos custos às pessoas de cor."(Robert Bullard) .

“Chamamos de Racismo Ambiental às injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e outras comunidades, discriminadas por sua origem ou cor”. (racismoambiental.net.br)

Para ilustrar  com um exemplo prático (apesar de fictício e 'fantástico',  mas  de ampla visualização hoje), cito a situação vivida pelo povo alienígena "Naa' Vi"  no premiado filme "AVATAR" de James Cameron; no filme os  nativos do planeta pandora, tem seus valores culturais e sua visão/ ligação com o meio ambiente em seu território, desconsiderados pelos dirigentes da  colônia humana no planeta, tecnológica e militarmente dominantes; o que culmina em expulsão e destruição do seu habitat, para atender  os interesses terráqueos nos minerais do planeta.

O exemplo acima é "fantástico" mas tem muitos correspondentes na vida real .

  • Invasão de terras indígenas para exploração econômica das mais variadas.
  • Tentativas  e efetivações de desalojamento de populações e grupos tradicionais (Quilombolas, ribeirinhos, indígenas,  religiosos de matriz africana, outras minorias étnicas), para implementação de projetos de interesse exclusivo dos grupos social-economicamente dominantes .
  • Utilização de áreas ocupadas por populações tradicionais para despejo de resíduos nocivos ao meio-ambiente e saúde.
  • Alocação ou negligência com a ocupação de áreas ambientais inadequadas/perigosas por populações majoritariamente não-brancas.   

Diversos casos reais e recentes se enquadram no conceito :

Como esses há vários outros casos, citei principalmente os da questão quilombola por serem os menos divulgados e também  percebidos pela população em geral ; já que os da questão indígena tem grande visibilidade inclusive internacional.

O "caso da vez" é o da  construção da usina de Belo Monte ( rio Xingu) no Pará, que deve desalojar a população de 30 terras indígenas na região e causar a inundação de mais de 516 km quadrados (com todo o dano ambiental previsível).

Entre os vários protestos contra a construção, não é a toa que se fez presente em Brasília em um deles, ninguém menos que James Cameron,  justamente o diretor de Avatar…, alguma clara ligação  ? .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *